segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ARTE DIGITAL (FINE ART) O QUE É ISTO PERGUNTA FERNANDO ANTONIO????

artista plastico Fernando Antonio

Ola como artista plástico por toda a minha vida de arte. Sempre um duvida me dominou

Qual o próximo movimento artístico esta para vim. Estou quase certo que a arte digital vai dominar a arte

Por isto começo minha caminha em 2010 para entra no mundo da arte digital (fine art.)

Sou um artista autodidatico. Faço arte que me de prazer e que tenha mercado, pois vivo de arte.

Toda minha experiência em arte digital vai dividir com os amigos neste blog

AFINAL O QUE ARTE DIGITA



quadro abstrato de Fernando Antonio

Vamos ver com se faz arte digital.

Arte digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cena tridimensional de uma renderização gerada no POV-Ray.

Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart,CGsociety e Cgarchitect.

Índice

[esconder]

[editar] Bidimensional

Do ponto de vista da computação gráfica, as artes digitais são produzidas em ambientes digitais bidimensionais 2D. É possível gerar e interagir objetos em um plano. (eixos x,y, o eixo z é nulo ou zero.). Está sub-dividido em imagens bitmapeadas (raster images) e imagens vetoriais (vector images). Os artistas usam diversas técnicas para elaboração de seus trabalhos. Uma delas é o uso de mesas digitalizadoras pois permitem mais liberdade de traço. Existem ainda alguns outros artistas que utilizam estas técnicas somente para fazer estudos iniciais dos trabalhos definitivos tradicionais.

[editar] Bitmapeadas

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Raster

Utilizam mapas de Bits para geração da imagens.

[editar] Manipulação de fotos

É uma das principais áreas de expressão da arte digital. Consiste em manipular uma fotografia, sendo esta manipulação visível além de mudança de cores. Deve-se manter em mente que somente pode-se utilizar fotografias de “stock” (fotografias nas quais o autor especifica que tais podem ser utilizadas para trabalhos de arte de outros, não somente manipulação de fotos, mas também como referência para desenhos e pinturas, arte vetor, modelos tridimensionais, e outros.) para realizar manipulações que não infrinjam as leis de copyright autoral.

[editar] Pintura digital

Pintura digital ou ilustração digital, trata-se de geração de trabalhos utilizando programas específicos para edição de imagem que simulam a pintura em óleo sobre tela. Muito embora existam possibilidades de aquarela, baixo-relevos, etc.

[editar] Desenho digital

O desenho digital é elaborado por meio de ferramentas virtuais que simulam as utilizadas na Arte Tradicional. É o aspecto mais conhecido da Arte Digital, constantemente confundido com a mesma.

Dentro desta categoria de arte digital se encaixam as Pinturas Digitais, gravura digital e os trabalhos de Oekaki. As pinturas nada mais são do que desenhos digitais feitos com maior atenção em relação a detalhes, sombras e luzes. É o equivalente digital às pinturas em quadros e telas.

[editar] Pixel art

Exemplo de pixel art.

Uma forma criada inteiramente mapa de pixels, usando a mais simples das ferramentas digitais (conhecida como "Lápis"). Cada pixel é colocado num lugar específico com o objetivo de melhorar a representação iconográfica da imagem e completar a intenção original do artista. Os tão conhecidos e populares emoticons são trabalhos de pixel art. Esta técnica é também muito importante no desenvolvimento dos ícones e ferramentas das interfaces gráficas dos softwares.

Tendo em vista que a maioria dos termos em computação gráfica tem origem na língua inglesa, é possível existir interpretações distintas, por exemplo, para arte vetorial e pixel art.

[editar] Oekaki

São desenhos feitos em Oekakiboards,sites com um programa geralmente em java feitos para desenho.Alguns são relativamente completos, com layers(camadas) , aquarela, airbrush , máscaras ,etc... Oekaki é uma palavra japonesa que significa desenho(desenhar),pintor ou desenhista. Mas na cultura ocidental acabou ganhando um significado errado de "rascunho".

[editar] Vectorial

Exemplo de arte vetorial com detalhe ampliado mostrando anti-aliasing. Imagens vetoriais podem ser redimensionadas e distorcidas sem a perda de detalhes.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Desenho vetorial

As imagens são geradas por meio de vetores. Os softwares registram para cada entidade (objeto) uma informação matemática. Estes dados podem ser livremente acessados e alterados a qualquer momento. Os gráficos vetoriais são usualmente mais versáteis pois permitem alteração nos desenhos produzidos, além de aumento de dimensões sem grande perda de qualidade.

[editar] Ilustração

Tela do software livre Inkscape.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: ilustração digital

As ilustrações utilizam vetores. Permite a geração de excelentes resultados. Estas ilustrações gráficas se caracterizam por utilizar de vetores para definir as primitivas geométricas. As linhas, círculos, polígonos, etc são definidas por registros matemáticos. Este processo permite a alteração de cada endidade geométrica de forma independente. Um dos exemplos práticos consiste em transformar uma fotografia em uma imagem vetorial, costumamos chamar este processo de vetorização. Este processo perde nuances do original, tornando-se menos realista. Existem várias opçoes de software que utilizam estas ferramentas. Entre eles o Corel Draw, Adobe Illustrator, Macromedia FreeHand, Fireworks (software proprietário) ou o Inkscape (software livre). Todos possuem várias aplicações. São freqüentemente utilizado para criação da papelaria de um empresa do que para ilustração), baseados nas formas geométricas.

[editar] Animação bidimensional vetorial

São as animações produzidas em ambiente gráfico computacional usando softwares específicos bidimensionais. (por exemplo o Macromedia Flash)

[editar] Tridimensional

Do ponto de vista da computação gráfica são as artes digitais onde é possível modelar e interagir com os objetos bi e trididimensionais no espaço tridimensional. São vetores tridimensionais.

[editar] Modelagem tridimensional (3D)

Exemplo de software modelagem tridimensional demonstrando o processo de construção dos objetos.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Modelagem tridimensional

Os trabalhos de arte tridimensional utilizam as coordenadas cartesianas (x, y, z) num plano digital bidimensional, dando idéia de profundidade e perpectiva às formas reais ou abstratas. Os modelos tridimensionais podem simular a cor, a textura, a luz, a transparência, a reflexão de objetos reais. Além das aplicações técnicas, os artistas digitais já usam para expressar as suas idéias.

[editar] Arte fractal

O conjunto de Mandelbrot é uma imagem gerada por um processo fractal.

Consiste em imagens digitais criadas utilizando complexas equações matemáticas, em programas como Apophysis, Chaoscope, Ultra Fractal e outros. Estes programas são dedicados a fórmulas que são descritas pela geometria fractal. Tradicionalmente, imagens fractais representam auto-repetição, e podem ser aumentadas, ou diminuidas, infinitas vezes sem perder sua forma original.

[editar] Softwares

Existem diversos softwares dedicados para geração de arte digital. Entre eles, os softwares proprietários e os softwares livres.

[editar] Proprietários

[editar] Softwares livres

[editar] Artistas Digitais

Diversos artistas contemporâneos tem feito do computador seu maior instrumento de trabalho. Substituindo seus pincéis e pranchetas pelo meio virtual. Este movimento ocorre com artistas do mundo inteiro, como Danny Outlaw, Pablo Alfieri, Ezequiel Matteo, Adolfo Correa, entre outros. No Brasil, pode-se dizer que o "mago" Hans Donner, conhecido designer das vinhetas da Rede Globo, tenha sido o precursor da arte digital, que hoje coleciona nomes promissores como Livia Burity, Fabio Sasso, Cristiano Siqueira e Rodrigo Francisco, cada qual com seu estilo e técnica própria. Livia Burity, por exemplo, introduz a pintura tradicional ao ambiente digital. Seu trabalho apresenta sobreposições de cor-tinta em imagens digitalizadas, impressas em tela tradicional.

[editar] Ver também


Um comentário:

  1. artistafernandoantonio@gmail.com
    fale comigo sobre
    o blog
    arte
    mercado de arte
    seu trabalho
    vamos juntos
    obrigado

    ResponderExcluir