domingo, 21 de março de 2010

Cuidado Com a Senha do seu Blog

Na madrugada estavam eu lendo os meus blogs preferidos, o http://www.codigosblog.com.br/ quando de repente? Uma dica legal .

Engenharia Social, cuidado!


Existem muitas pessoas boas no mundo, todavia tome cuidado! Engenharia Social são práticas utilizadas por pessoas mal intencionadas que abusam da confiança dada por você. Através de emails, telefonemas ou um simples bate-papo estilo P2P, esses indivíduos são capazes de recolher dados sigilosos em uma piscar de olhos, basta uma brecha e já era.
"Em Segurança da informação, chama-se Engenharia Social as práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas".
Texto: Wikipédia

Esse alerta vai muito além da blogosfera. Em nosso dia-a-dia é possível observar isso, poucas pessoas têm a malicia de preocupar-se com a segurança de seus dados, divulgando uma simples senha do seu notebook pode ser o suficiente para um ataque em seus dados.
É muito comum recebermos uma ligação de uma suposta operadora querendo fazer testes de linha e quando menos se imagina entregamos tudo que eles querem.
Esse tipo de ataque é muito comum em empresas, atacando principalmente funcionários “inocentes” que não sabem o grau do problema.

Aplicando essa lição em nosso dia-a-dia de blogueiro podemos fazer a seguinte ligação: Não forneça sua senha para terceiros, independente se a pessoa supostamente vai te ajudar em algum problema interno. Procure ajuda, mas não repasse sua senha para qualquer um.

Digo tudo isso porque já passei por isso, para quem não sabe (a maioria), o meu primeiro blog foi vitima desse tipo de ataque. Um blogueiro atuante e relativamente conhecido, mas que na verdade não passa de um garoto mimado e metido a valentão. Mas não vou entrar em detalhes nem citar o nome da criatura, pois pessoas como essas não merecem nem citações pejorativas.

Lembre-se: Podemos fazer grandes amigos virtualmente, no entanto não é como fazer uma amizade cara a cara. É muito mais fácil enganar e ser enganado via internet.
Fica a dica.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário