sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mario Vargas Llosa ganhador do premio Nobel de Literatura de 2010


Mario Vargas Llosa (nascido Jorge Mario Vargas Llosa; Arequipa, 28 de março de 1936), é um escritor, jornalista, ensaista e político peruano, laureado com o Nobel de Literatura de 2010.




O escritor peruano Mario Vargas Llosa, 74 anos, declarou nesta quinta-feira (7) que ainda não acredita que recebeu o prêmio Nobel de literatura e que espera sobreviver à toda agitação que representa essa distinção literária.
"Espero sobreviver ao Nobel", disse, em coletiva de imprensa no Instituto Cervantes de Nova York, em sua primeira aparição em público depois da divulgação da notícia.
"Estou surpreso e ainda não consigo acreditar", acrescentou, reiterando que "o prêmio também reconhece a importância da literatura latino-americana".
Vargas Llosa, de 74 anos, expressou sua confiança de que suas ideias políticas, que lhe angariaram a antipatia de setores da esquerda latino-americana, não tenham tido nenhuma influência na concessão do prêmio. "Espero que me tenham dado por minha obra literária, mais do que por minhas ideias políticas", explicou o escritor, que se declara um liberal.
De acordo com a Academia Sueca, a escolha seu deu por conta da "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo"que aparecem na obra de Llosa. Llosa receberá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário