sábado, 20 de novembro de 2010

Chico da Silva. O Pintor Primitivista mais Importante do Brasil

 Chico da Silva

O pintor e desenhista Chico da Silva, morto em1985 . que para  alguns pesquisadores completaria 100 anos em 2010, ficou famoso por seus quadros multicoloridos, retratando bichos exóticos e usando o método do pontilhismo. A obra de Chico da Silva pode ser dividida em três fases: a primeira, iniciada por volta dos anos 40, bastante agressiva. Nos anos 60, seu trabalho se torna mais leve e agradável. A terceira e última, de meados dos anos 70 até sua morte, em 1985, torna-se uma pintura mais pesada e obscura. Considerado o pintor primitivista mais importante do Brasil, Chico da Silva conseguiu em vida grande aceitação popular de sua arte. A notoriedade lhe trouxe, entretanto, muitos dissabores e incompreensões levando-o a uma vida atribulada, marcada por escândalos e financeiramente   instável.


Chico da Silva


Chico da Silva ou Francisco Domingos da Silva (Cruzeiro do Sul - Alto Tejo, Acre, 1923 — Fortaleza, 1985) foi um pintor brasileiro de estilo primitivo. Era descendente de índios e ainda menino mudou-se para Fortaleza. Teve diversas profissões não relacionadas à arte, mas sempre desenhava pelos muros da cidade com carvão e giz. Um destes graffitis foi notado pelo pintor Jean-Pierre Chabloz, que o tomou como discípulo e ensinou-lhe as técnicas do guache e do óleo. Logo passou a expor seus trabalhos na cidade, no Rio de Janeiro e na Suíça.
Chico da Silva



















                                                                                     Chico da Silva 


Chico da Silva ganhou destaque internacional como um dos maiores expoentes da arte primitiva do mundo, tendo sido tema de reportagens e artigos publicados na imprensa mundial com o respaldo do pintor suíço Jean-Pierre Chabloz, um de seus maiores entusiastas. "É uma pena, portanto, que o trabalho dele não seja valorizado e promovido como merece no Brasil. Falta uma promoção do seu nome. 


Chico da Silva

Chico dizia pintar para jogar para fora o que tinha na cabeça, os monstros que o atormentavam. "É mais ou menos isso. Ele pinta para poder acalmar a mente", Como todo artista que vem das camadas mais pobres, Chico da Silva teve dificuldade de reconhecimento, mas descobriu ainda em vida o prestígio por sua obra.

Chico da Silva


Em 1966 Chico da Silva é incluído na delegação brasileira que representou o Brasil na Bienal de Veneza, tendo obtido o prêmio de "Menção Honrosa", a despeito de todo o preconceito por parte dos outros membros da comitiva, que não concordavam com a outorga de tão importante distinção a um "índio analfabeto e bêbado".



Chico da Silva







Chico da Silva




2 comentários:

  1. Garcia, como é conhecido, é um dos principais artistas do Pirambu, em Fortaleza (CE).
    Influenciado diretamente pelo seu contato com o pintor primitivista Chico da Silva, o artista é famoso por seus quadros que retratam seres mitológicos e fantásticos, sempre com cores muito vivas e riqueza de detalhes. Suas obras são criadas usando tinta para tecido sobre as telas.
    " No ano de 1964, aproximadamente, eu conheci o fabuloso Chico da silva, mais conhecido como Chico pintor, naquela época, no bairro do Pirambu.
    Eu ainda era garoto e morava na outra rua, com quintal correspondente ao dele e sempre que eu vinha do colégio, passava por lá para apreciar as suas pinturas que eu achava muito lindas, muito misteriosas (...) Aí um dia ele me perguntou se eu queria aprender e eu disse que sim." (José Garcia)

    "A PINTURA TEM MUITO A VER COM SEU ESTADO ESPIRITUAL, SUA ALMA E A SUA MENTE"
    (JOSÉ GARCIA)

    Contatos:
    (85) 98716-4653(oi)
    (85) 99739-0490(tim)

    ResponderExcluir