sexta-feira, 29 de abril de 2011

João Candido da Silva um Artista Brasileiro de Alma e Pintura.


João Candido da Silva

Algum artista tem uma arte espontânea, de criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação, portanto é instintivo e onde o artista expande seu universo particular. João Candido e um deste artista que nasceu para fazer arte.
João Cândido da Silva nasceu em uma família de 18 irmãos gerados por dona Maria, uma humilde bordadeira, que acumulava as funções de dona-de-casa e artista plástica. Nascida em Sorocaba, interior de São Paulo, que, casada com um trabalhador braçal de estrada de ferro, migrou para a cidade mineira, onde teve os primeiros filhos, entre eles João Cândido. Diante das dificuldades e privações que atingiam a família, Maria e seus filhos decidem partir para a cidade de São Paulo em busca de uma vida melhor.
João Cândido da Silva
Ao desembarcar na Estação da Luz no início da década de 1940, as crianças tiveram que dormir numa gafieira, pois os parentes que já moravam na Cidade não apareceram para recepcionar a família. João Cândido diz que as primeiras impressões sobre São Paulo provocaram-lhe um certo temor. Até então, o jovem estava acostumado com uma paisagem rural, muito diferente dos bondes e dos edifícios enormes que compunham o cenário urbano que agora vislumbrara.
Desde cedo, João Cândido demonstrava interesse pelas artes, enquanto sua mãe trabalhava em suas pinturas e esculturas, o jovem desenhava com carvão nas paredes da casa. Para impedir que o Cândido continuasse com a “sujeira”, Dona Maria passou a lhe disponibilizar alguns materiais de pintura como restos de tintas e pincéis velhos.
A partir daí, João Cândido inicia suas primeiras experiências com as tintas óleo e acrílica aplicando-as sobre os suportes mais variados possíveis. Os temas preferidos de João são as festas e manifestações populares como: o boi, a capoeira, o futebol, o carnaval e a folia de reis. Embora a pintura seja sua mais recorrente forma de expressão, o artista também é escultor; trabalha com madeira, papel, arame recozido entre outros materiais.
João Cândido da Silva

João Cândido da Silva
Em 4 de janeiro de 1957, João Cândido, ao lado de Carlos Alberto Caetano, o Carlão, funda a Escola de Samba Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche, que traz no seu pavilhão as cores: verde, amarela, azul e branca, cores facilmente identificadas em suas obras. Além de cuidar da administração da escola, João fabricava os instrumentos de percussão e ainda atuava como ritmista da bateria onde tocava “contra-surdo”.
Em meados dos anos 60, por intermédio do irmão Vicente, que namorava Raquel, filha do músico, dramaturgo e poeta Solano Trindade, o artista iniciou sua participação nos eventos culturais realizados em Embu das Artes, São Paulo.
Conhecido e admirado pelo mundo do samba, João Cândido criou e produziu em 1976 o carro abre-alas para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vai-Vai. Na ocasião, a escola sagrou-se vice-campeã do carnaval.
Em 1978, o Cândido criou uma ilustração para a capa do disco “No Choro”, de Dilermano Reis, lançado pela gravadora Continental. Em maio de 2004, teve uma obra inserida no projeto de cenográfico da I Festa de São João do Nordeste realizada no Polo Cultural Grande Otelo - Anhembi - São Paulo. 
João Cândido da Silva

Para o artista, o fazer artístico é mais do que uma forma de sobrevivência, sua mente criativa está constantemente em busca de novos desafios. Ao voltar, recentemente, de uma viagem patrocinada pelo Institut de Sciences Politiques de Paris, organização estrangeira que tem como objetivo divulgar o trabalho dos artistas brasileiros na França, ele afirmou que embora tenha recebido muita atenção “lá fora” gosta mesmo de ficar por aqui, no Brasil, pintando as emoções do povo brasileiro. Atualmente está trabalhando com materiais reciclados.







Artista Joâo Cândido

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como faço pra contactar o João Cândido, ou algum familiar, para pedir autorização de usar o trabalho dele e estampar um projeto aqui no Morro da Coroa (Rio de Janeiro). O projeto é de samba e nós gostaríamos de divulgá-lo também. Caso queiras conhecer mais sobre a comunidade onde moro e onde tenho tentado trazer projetos basta acessar o blog daqui da favela: http://morrodacoroa.blogspot.com.br
    Leandro Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e-mail da Filha do Sr. Joâo, Luanda: lupromoda@gmail.com

      Excluir